Experiência Somática na Psicoterapia
- Psic Eliani Fabian
- 2 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
"Os corpos de pessoas traumatizadas retratam 'instantâneos' de suas tentativas malsucedidas de se defenderem diante de ameaças e ferimentos. O trauma é uma resposta biológica incompleta, altamente ativada, à ameaça, congelada no tempo. Por exemplo, quando nos preparamos para lutar ou fugir, os músculos de todo o corpo ficam tensos em padrões específicos de alta prontidão energética. Quando não conseguimos realizar as ações apropriadas, deixamos de descarregar a tremenda energia gerada por nossos preparativos para a sobrevivência. A pessoa então permanece em um estado de excitação e disfunção aguda e crônica no sistema nervoso central. As pessoas traumatizadas não sofrem de uma doença no sentido normal da palavra - elas ficam presas em um estado de excitação, tornando-se difícil, senão impossível, funcionar normalmente nessas circunstâncias." - Peter A. Levine (fundador da Experiência Somática)

A Experiência Somática (SE) é uma abordagem integrativa de cura que visa liberar e regular a ativação fisiológica do corpo. Este processo auxilia na redução do estresse e na restauração do sentido de regulação e controle na vida das pessoas. A SE capacita os indivíduos a aprender a lidar com sensações desconfortáveis em seus corpos, relaxando-as suavemente através da atenção consciente. Especialmente eficaz no manejo do estresse, a SE aborda os sintomas fisiológicos frequentemente associados ao estresse.
A abordagem SE é fundamental para liberar o choque traumático, facilitando a transformação do TEPT e das feridas emocionais de traumas de apego e desenvolvimento precoce. Ela oferece uma estrutura para identificar onde uma pessoa está "presa" em respostas de luta, fuga ou congelamento, fornecendo ferramentas clínicas para resolver esses estados fisiológicos fixos.
Para que a Experiência Somática é utilizada no tratamento?
Abuso e/ou violência
Feridas de apego
Traumas de nascimento
Rupturas no desenvolvimento
Discriminação e crimes de ódio
Acidentes inevitáveis
Traumas médicos
Acidentes de veículos motorizados
Desastres naturais
Experiências de quase morte
Negligência
Agressões sexuais
Síndromes, incluindo algumas condições autoimunes
Trauma transgeracional
Comments