top of page

Minha experiência atendendo pacientes que moram no exterior: Austrália -1

  • Foto do escritor: Psic Eliani Fabian
    Psic Eliani Fabian
  • 31 de jul. de 2025
  • 2 min de leitura

“A dificuldade de adaptação no exterior e o peso da saúde mental”


A vida, muitas vezes, nos surpreende e junto com os sonhos, chegam também desafios que colocam à prova nosso equilíbrio emocional. L.P. já estava em processo terapêutico quando decidiu, junto com o marido, mudar-se para a Austrália. Levava na bagagem planos, expectativas e o desejo de realizar sua tão sonhada transição de carreira.


No entanto, ao desembarcar em um novo continente, as crises de pânico, que haviam ficado adormecidas, retornaram com força. O medo do desconhecido, a distância da família, o impacto cultural e as mudanças drásticas de rotina formaram uma verdadeira montanha-russa emocional. A adaptação, que parecia natural, tornou-se um processo doloroso e isso também abalou seu relacionamento.


O sonho, por um momento, quase se transformou em pesadelo. Sua saúde mental ficou fragilizada e ela se viu perdida no meio de tantas mudanças.


Foi na psicoterapia que L.P. encontrou um espaço seguro para se reorganizar internamente. Trabalhamos o resgate da autorregulação emocional, o acolhimento das angústias e a construção de novos significados para tudo aquilo que parecia fora do lugar.


Com o tempo, ela conseguiu retomar o equilíbrio e concretizar a transição de carreira. E anos depois, encarou um novo desafio: o processo de fertilização in vitro (FIV). Novamente, surgiram crises de ansiedade diante da expectativa da maternidade — mas, mais uma vez, ela foi capaz de atravessar esse caminho com apoio e coragem. E realizou o sonho de se tornar mãe.


Situações desafiadoras, como mudanças radicais ou processos de transformação pessoal, podem reativar memórias traumáticas e gerar crises emocionais. Mas essas experiências não precisam nos definir. Com suporte adequado e disposição para revisitar o passado, é possível ressignificar dores antigas e dar novos significados à própria história.



Psicóloga - CRP-08/04381

Comentários


© 2024 por Eliani Fatima Fabian

bottom of page